Loading

O Flamengo nasceu do Fluminense.

Em 1911, após a conquista do campeonato carioca, surgiu uma crise interna no Fluminense. A cisão liderada por Alberto Borgerth levou nove jogadores tricolores a criar uma seção de futebol no Clube de Regatas Flamengo, que não tinha em mente outro esporte que não fosse o remo. 

Nos arquivos do Fluminense estão registrados os seguintes fatos: tendo sido abertas duas vagas no Ground Committee, comissão que avaliava a escalação da equipe que entraria em campo, em julho, com as demissões de Ernesto Paranhos e Haroldo Cox, ficou resolvido que Oswaldo Gomes e Alair Antunes seriam os candidatos.
Alberto Borgerth era o indicado para capitão da equipe. No dia da reunião, surgiu um candidato da oposição - Joaquim Guimarães. A votação terminou num empate: 15 votos para Oswaldo Gomes e 15 para Joaquim Guimarães. Como Osvaldo era mais velho, ficou com o cargo.

Nas vésperas do jogo contra o Rio Cricket, a comissão se reuniu e escalou uma equipe. Alberto Borgerth, capitão da equipe, porém sugeriu, com apoio da maioria, que os jogadores fossem consultados sobre essa escalação. Afonso de Castro, voto vencido, bateu-se contra a sugestão, ponderando que isso constituía mau precedente, pois iria transferir aos jogadores as atribuições da comissão que escalava a equipe. Com exceção de Oswaldo Gomes e James Calvert, os demais jogadores se pronunciaram pela substituição de Oswaldo por Arnaldo Guimarães e Paranhos por Borgerth, mas a comissão manteve a escalação anterior, contra o voto de Alberto Borgerth que estava de acordo com a maioria dos jogadores. 

No dia 3 de outubro de 1911, entretanto, Alberto Borgerth, Othon Baena, Píndaro de Carvalho, Emanuel Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, o Galo, Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence Andrews solicitaram demissão do Fluminense. De acordo com depoimentos, alguns rebelados tricolores, inclusive Borgerth, sugeriram uma simples adesão ao Botafogo, hipótese esta imediatamente afastada, pois o alvinegro, na época, era o inimigo número um dos tricolores. Antes do Flamengo, alguns aventaram a possibilidade de na cisão. Iriam reforçar o Paysandu, que a rigor só possuía 2 bons jogadores, mas por ser clube exclusivamente de ingleses, a hipótese foi vetada. "Vamos para o Flamengo", concluiu o próprio Borgerth. 

Desta forma deu-se a transferência definitiva de nove jogadores tricolores do time campeão de 1911 para o rubro-negro que não possuía departamento de futebol. O primeiro Fla-Flu, que depois viria a se tornar o clássico mais tradicional do futebol brasileiro, foi realizado no dia 7 de julho de 1912 nas Laranjeiras. De um lado com a nova camisa do Flamengo, o time antes Campeão Carioca e, do outro, os reservas do Fluminense transformados em titulares. A alegria e o delírio explodiram nas Laranjeiras: o resultado final mostrou uma surpreendente vitória do Fluminense por 3 x 2. A vingança tricolor havia se concretizado e solidificava o mito de clube vencedor.


Por Favor deixe seu comentario ou sugestoes.
StumbleDeliciousTechnoratiTwitterFacebookReddit

28 comentários:

Unknown disse...

Mostrou Desde o principio a superioridade do Tricolor carioca, que mesmo com um time de reservas e ate então ''nunca vencedores de jogos'' venceu o time de, na epoca, atuais campeoes cariocas.

TATIANE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TATIANE disse...

Mais o Flu não é pai do Flamengo, pois os jogadores na época tomaram um calote do Flu Flu e procuraram outro clube, o Flamengo que era Clube grã fino na época não aceitava futebol nas suas margens, mais para os tricolores que não citam o flamengo em nada, nem o bairro que foram criados Rua Marquês de Abrantes, NO FLAMENGO e nem que FLAMENGUISTAS REMADORES e o PRESIDENTE Do Flamengo na época Virgílio Leite de Oliveira e Silva foram uns dos fundadores do Fluminense colocando o Cox como presidente por sinal, NEM TOCAM NO ASSUNTO, e ainda ficam se gambando e se desfazendo do Flamengo e da torcida, infelizmente ficou essa fama de pai e filho sem nexo, pois o Flamengo é de 1895, e pior nem contam sabem o pq, o clube FLU é só fachada só tem pose de riquinhos, e pessoas que sofrem lavagem para torcer por causa de namorados e pais etc etc e nimguem tem uma procura propria pelo clube rs .. mais como dizia muitos estrangeiros " quem é Fluminense" rsrsrsrs

Unknown disse...

NA ÉPOCA DEVERIAM FUNDAR UM TIME COMO NOME DE RENEGADOS FUTEBOL CLUBE!!!!!

Unknown disse...

Legal, mas não mostra que o Flu e uma bosta, e o flamengo e o melhor time do rio, não só poque eu digo, mas com tantas conquista só cego não vê ou recalcados .

Unknown disse...

Flamengo e o pior time do mundo

Unknown disse...

Flamengo e o pior time do mundo

Unknown disse...

Isto só mostra que o flamengo e um time pequeno

Unknown disse...

Isto só mostra que o flamengo e um time pequeno

Unknown disse...

E viva o Fluminense! !!!

Unknown disse...

Superioridade? Olha a história é os títulos provam que o "filho" humilhou o "pai".

Thales disse...

O flamengo é um vergonha...um clube que nao tem origem propria, surgiu de um rival se o botafogo tivesse aceitado os jogadores do tricilor, o flamengo nem exustiria. E ainda se acham.

Renato Camurça disse...

Tem um erro na exposição: o clube inglês e o time inglês do Rio de Janeiro sempre foi (e será) o Fluminense, frequentado pelas elites britânicas que residiam e moravam no Rio em razão da vinda de técnicos, dirigentes, administradores e engenheiros ingleses para construção naval, ferrovias, iluminação pública, tecelagens e lanifícios, empresas de exportação e importação. Nelson Rodrigues chegou até a dizer que a proximidade das tensões na Europa entre Alemanha e Inglaterra veio dar no futebol do Rio, a pondo de um dos detonadores da saída dos "descontentes" do Fluminense eram alemães ! Não talvez à toa as primeiras cores do Flamengo eram absolutamente idênticas à da bandeira da Alemanha Imperial, ou seja, preta, branca e vermelha (a camisa "cobra coral|"). Talvez isto faça parte do folklore, mas o time inglês do Rio sempre foi o Fluminense, daí a pose aristocrática, a cartola e as ligações com a pátria-mãe do futebol.

Licinha Azeredo disse...

excelente! Parabéns! Boa informação. é tudo de Bom! Deus te ilumine sempre!

Unknown disse...

Ótima matéria, parabéns e viva o mengão.

Unknown disse...

87

Unknown disse...

Beleza dois clubes fregueses do maior, sim do todo poderoso TIMÃO, o CORINTHIANS vai bater muito em vocês e é bom se acostumar, e sigam o nosso estado a locomotiva do Brasil

Unknown disse...

Nao tem origem proptia? A origem do flamengo veio do remo men fala merda nao

Leonardo Correia disse...

Estamos em 2018, discutindo fatos de 1911 e 107 anos depois o PALMEIRAS ainda NÃO tem MUNDIAL. ����

Unknown disse...

Superioridade conta muito...em geral...Quem é o "filho" perto do "pai"??

Unknown disse...

Obrigado Fluminense para trazer e Flamengo meu Flamengo meu time t coração eo amor o flaFlame

Unknown disse...

Remo não tem haver com o futebol, o Fluminense é pai do Flamengo! O time da torcida mais bonita, todos os títulos ganhado na raca, não houve roubo, nem trapaça! Mas nenhum time precisa diminuir o outro, o que seria do A sem o B? 😉

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
julia disse...

olha só coleguinha o o clube de regatas do flamengo veio antes, mas a questão aqui é futebol, e outra que que tem essa merda de presidente bairro e os caraio o futebol flamenguista nem existia, uma coisa é fato o flusao é o papai do flamerdinha cabo, contra fatos não há argumentos desiste garota

julia disse...

meu deus KKKKKK é pra rir né!! O clássico: flamenguista pagando mico falando besteira!

julia disse...

o clube de FUTEBOL flamenguista surgiu do melhor do rio, o fluminense!

Unknown disse...

Vocês tinham que agradecer o Fluminense porque sem ele o Flamengo não existia se vocês não acreditam que o Fluminense é o pai do Flamengo que não acreditam

Unknown disse...

Como que um filho é mais velho que o pai !!!

Free Register CZ.CC

Change Language

Langganan Artikel

Random Posts